Novidades

Especialidade de Felinos

 Especialidade de Felinos/Gatos

 

1. Qual o nome científico da família do gato? Quais são as características comuns dessa família?
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnívora
Familia: Felidae
Nome: Gato Doméstico
Nome em Inglês: Domestic Cat
Nome Científico: Felis Catus

Classificação dos felinos (Leiamais)

Caracteristicas gerais:
O gato tem 244 ossos e 512 músculos, o que o torna num animal extremamente bem desenvolvido. As suas capacidades físicas e os sentidos apurados conferem-lhes agilidade, velocidade e flexibilidade. O gato consegue virar-se e mexer-se de qualquer maneira desde a cabeça até ás patas posteriores. Consegue esticar totalmente o corpo e virar a cabeça 180 graus. 
O cuidado que um gato tem consigo mesmo é enorme. A sua higiene corporal é única, para além de que mantém sempre as suas unhas afiadas para qualquer situação.
Em queda, o gato tem a capacidade de articular o seu corpo de forma a não sofrer com o impacto, bem como atingir rapidamente o equilíbrio, usando a cauda.

2. Como a estrutura da pata é semelhante em todos os felinos?
Os gatos possuem 5 dedos nas patas anteriores e 4 dedos nas posteriores. As patas dos gatos são ‘fofinhas’, como se fossem almofadadas, e são também elásticas, por isso andam silenciosamente. As suas unhas são retrateis (saem e entram em um orifício) e é usada para agarrar suas presas. Não tem calcanhar e caminham apoiados sobre os dedos.

3. De que maneira os olhos de todos os felinos são semelhantes?
Quem já não se deparou com os seus gatos durante a noite e viu que os seus olhos parecem brilhar intensamente? Pois bem, na realidade os olhos dos gatos não brilham durante a noite, o que realmente acontece é que os olhos contêm uma camada de células no fundo do olho, chamada Tapetum lucidum (tapete brilhante), que reflete toda a luz recebida, parecendo assim que os olhos brilham. O Tapetum lucidum,também presente em cães e outros animais geralmente com hábitos de caça noturnos,funciona tal como um espelho, refletindo a luz que chega até ele.
As pupilas dos gatos dilatarem bastante, de modo a que consigam captar o máximo de luz possível. Os humanos têm o mesmo processo nos seus olhos, contudo a sua capacidade de captação de luz é muito inferior à dos gatos.
Contudo não se engane e pense que os seus gatos vêem bem na escuridão total. O que acontece é que eles conseguem captar quantidades mínimas de luz e maximizá-la para obterem o máximo de detalhe possível, contudo se houver muito pouca ou mesmo nenhuma luminosidade disponível, sentem natural dificuldade em observar. (Leia mais)

4. Qual é o principal alimento da família dos gatos? De que forma os dentes dos gatos estão preparados para isto?
Todos os animais da família felina são carnívoros; se alimentam de carne. Todos eles são caçadores. A maioria deles fazem a noite, mas nunca em grupo.
As mandíbulas são fortes e estão providas de dentes agudos, criados para alimentar-se de carne. Os caninos servem para segurar sua presa e desgarra a carne. Os molares servem para cortar e triturar a carne antes de engoli-la.

5. Para que serve os bigodes dos gatos?
Os bigodes estão colocados para fora, ligeiramente para trás. Estes longos pêlos cerdosos são muito úteis quando o animal procura seu caminho em lugares escuros. Os bigodes se levantam para diante e mediante eles os gatos se orientam em meio à escuridão.

6. Como os ouvidos dos gatos são protegidos?
Assim como os bigodes, servem para se orientar; eles levam nas orelhas uma espécie de pelúcia finamente entretecida, que protege os ouvidos do pó e dos bichinhos, porém deixam passar os sons mais insignificantes. Reconhecem com facilidade o jeito de andar de cada membro da família.


7. Identificar, a partir de fotografias/ilustrações, ou observação pessoal, 4 raças de gatos domésticos. Descrever o temperamento de cada um.
Item prático
8. Quais os benefícios, para o homem, dos gatos domésticos?
Como companheiro do homem, é quase tão universal como o cachorro. Eles só caçam ratos por passatempo e só prestam algum serviço quando tem vontade. A maioria dos camponeses tem gastos nas chácaras para afugentar os roedores silvestres. 

9. Identificar a partir de fotografias, ilustrações, ou observação pessoal, 7 espécies de felinos selvagens. Dizer em que parte do mundo são encontrados.
Item prático

(Leia mais)

10. Responder o seguinte sobre os felinos:
a) Qual é o maior felino do mundo? Tigre Siberiano
b) Qual é o maior felino da América do Sul? Onça Pintada
c) Qual é o felino mais veloz do mundo? Guepardo
d) Qual felino é popularmente conhecido como “rei dos animais”? Como é seu real temperamento? O Leão é o único felino verdadeiramente social, com as fêmeas relacionadas residindo juntas em bandos e os machos relacionados ou não formando alianças que competem pela posse de bandos em batalhas ferozes e muitas vezes mortais. Apesar da defesa materna, o infanticídio pelos machos vitoriosos é comum após a tomada de um bando. (Leia mais)

11. Contar a História de Androcles e o Leão.
Conta-se antigamente, nos tempos do domínio Romano, que existia um escravo fugitivo chamado Androcles. Seu dono era um homem mal, que maltratava seus escravos. Um dia, Androcles decidiu fugir.  Correu por quilômetros ate chegar a uma área desabitada, um lugar totalmente selvagem.
Cansado, avistou uma caverna e decidiu entrar e lá descansar. Acabou por adormecer ali. De repente, foi acordado por um barulho que fez tremer dos pés a cabeça. Era um rugido de um animal selvagem, ergueu-se e viu um enorme leão a sua frente. Imobilizado de medo, Androcles  esperou a morte. Porém, o leão não se mexeu. Queixava-se como se sentisse dor. Então Androcles percebeu que sua pata estava inchada devido um grande espinho  que tinha ali enfiado. Com coragem, ele chegou perto do felino e tirou o espinho de sua pata. Aliviada, a fera deitou aos pés de Androcles, mexendo sua espessa e grabde cauda de um lado para o outro, como em sinal de felicidade.
Desde aquele dia, os dois se tornaram amigos e durante 3 anos moraram juntos na caverna. Certa manhã, Androcles resolveu voltar a Roma. Pouco tempo depois foi aprisionado e sua pena era servir de espetáculo nas festas do Coliseu Romano, cujas pessoas eram comidas por feras famintas. Quando chegou o dia, Androcles foi retirado da prisão e solto na arena do Coliseu com apenas uma lança para se defender da fera que sairia para devorá-lo. Quando soltaram à fera, a mesma partir em disparada rugindo em sua direção, e para surpresa de todos, ao invés de atacar o escravo, este se colocou aos pés de Androcles e começou a brincar com ele. Androcles acariciou a cabeça do leão e suspirou quando reconheceu seu velho amigo. Vendo essa cena, o povo aplaudiu e o imperador chamou a Androcles para que lhe contar como conhecera o leão. O monarca ficou maravilhado e ordenou que Androcles e o leão fosse declarados livres a partir daquele dia.

12. Contar 4 historias bíblicas nas quais um membro da família dos felinos é mencionado.
Daniel na cova dos leões (Daniel 6)
Quando Davi matou um leão (I Samuel 17:34)
Quando Sansão matou o leão (Juízes 14:1-20)
Profeta morto por leão (I Reis 13:24)
Profecias de Daniel ...

Fontes, leia mais sobre eles:
https://www.youtube.com/watch?v=Q078r4f7e_8 - Os mais rápidos do mundo.

15 comentários:

  1. olha eu gostei muito so que na 11 tem uma palavra errada em vez de grande esta granbde :>)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. A descupa eu a cabei de ver a gora

      Excluir
    3. A descupa eu a cabei de ver a gora

      Excluir
  2. esse programa me ajudou uito nos desbravadores

    ResponderExcluir
  3. sou desbravador, e isso me ajudou bastante...muito bom o trabalho de voceis...parabéns :)

    ResponderExcluir
  4. A história tô profeta morto por um leão não está em 2 Samuel 24:20, mas sim em 1 reis capítulo 13 :11 a 32

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado por ajudar, já está ajustado. Abraço.

      Excluir