Novidades

Especialidade de Computação I

Sabemos que nosso manual mudou, e as especialidades de informática foram separadas em 5 especialidades, vamos apresentar a primeira delas nesse post:

Especialidade de Computação I  Básico - AP 041

Requisitos:

1. Apresentar relatório de, no mínimo, 1000 palavras a respeito dos computadores de 1ª geração.

+ links no final do post. 


2. Defina os seguintes termos:

a) Hardware - Parte física do computador. Seu computador é composto de muitas partes chamado hardware. Seu hardware executa programas (software) que traduzem as instruções que você envia para seu computador em um idioma que ele pode entender.

b) Software - Parte lógica de um sistema de computadores, ou seja, é um conjunto de programas, procedimentos e documentação relacionada, associado a um sistema de computador.

c) Sistemas Operacionais - Um sistema operacional (SO) é uma coleção de programas que inicializam o hardware do computador. Fornece rotinas básicas para controle de dispositivos. Fornece gerência, escalonamento e interação de tarefas. Os mais conhecidos são o Windows e o Linux, e para aparelhos “mobile” também são conhecidos os sistemas Android e IOS.

d) Driver - Software permite que sistemas operacionais e hardwares troquem informações, no sentido mais simples, um driver é um software que permite que o sistema operacional e um dispositivo se comuniquem um com o outro.

e) Disco Rígido - Unidade de memória auxiliar em forma de disco, o qual fica dentro do computador com a função de armazenar informações. Tem funcionamento parecido com um HD, com a vantagem de ter maior velocidade na leitura e na gravação de dados, e ter maior durabilidade. Um disco rígido é um disco não removível que é embutido em seu sistema. Com um disco rígido, você pode armazenar grandes quantidades de informação.

f) Memória RAM - Memória do computador destinada ao armazenamento de informações utilizadas pelo operador. Ao contrário da memória ROM, não é permanente, pois seu conteúdo é apagado ao se desligar a máquina. Abreviatura de Random Access memory (Memória de Acesso Aleatório). As instruções que seu computador recebe e as informações que seu computador processa são mantidas na RAM enquanto seu computador estiver ligado sendo eliminado quando ele é desligado.

g) Memória ROM - Memória que contém as informações básicas ao funcionamento da máquina. Não pode ser usada pelo operador sendo de uso exclusivo da máquina, e por isso é permanente. Abreviatura de Read Only Memory (Memória Só de Leitura). Memória semicondutora que pode ser lida mas não escrita e contém instruções e dados. A sigla ROM também pode ser usada para se referir a qualquer tipo de memória só de leitura, inclusive PROM e EPROM. Os dados contidos nessa memória não são apagados quando se desliga o computador.

3. Quais os cuidados básicos que devemos ter ao manusear CD, DVD, pendrives e HD externo?

CDs e DVDs

Manuseie os discos pela borda ou pelo buraco do meio.
·         Use uma caneta com tinta não solvente (à base de água) e ponta macia para marcar o lado do rótulo do disco.
·         Evite sujeiras e matérias estranhas no disco.
·         Armazene os discos em pé (na vertical, como os livros) em caixas plásticas especiais para CDs e DVDs.
·         Coloque os discos nas caixas imediatamente após o uso.
·         Deixe sempre os discos em suas embalagens para evitar o efeito de mudanças do ambiente.
·         Abra um pacote de disco(s) graváveis apenas quando estiver pronto para usá-los para gravar.
·         Armazene os discos em um ambiente fresco, seco e escuro onde o ar seja limpo.
·         Remova sujeira, material estranho, impressões digitais e líquidos com um pano limpo de algodão fazendo movimentos do centro para a borda externa.
·         No caso de sujeira crônica, utilize detergente específico para limpeza de CD/DVD.

Pendrives e HDs Externos

Esse tipo de memoria, é mais resistente do que as citadas anteriormente, são memorias que podem ser muito maiores, e necessitam de cuidados simples, como deixar longe do alcance de crianças, longe de lugares que podem molhar, guardar sempre em um local seco e limpo, e principalmente nunca deixar cair no chão, especialmente os HDs Externos, são bastante sensíveis a esse tipo de atrito.

4. Apresentar ao examinador:

Item prático.
Dica: Chama-se manutenção preventiva a ação ocorrida com base na análise prévia do computador, de seu funcionamento e execução, relacionado à CPU e todos os periféricos, entendendo e aplicando-se acções que visem evitar que determinados erros (de software e/ouhardware) ocorram. Existem softwares que são utilizados na manutenção preventiva.
Vale ressaltar que a manutenção preventiva é referência na utilização de software relacionados à segurança. Com relação à hardware de computador, a manutenção preventiva é a limpeza dos componentes internos do computador e da placa-mãe, removendo poeira e qualquer tipo de sujeira que possa afectar o funcionamento do hardware.

a) Como proteger seu computador da sujeira
b) O que é Manutenção Preventiva do computador?
c) Saber ligar e desligar corretamente um computador

5. O que são periféricos?

Qualquer dispositivo conectado ao computador, que tenha como função entrada ou saída de dados, por exemplo, o teclado é um periférico de entrada de dados, pois o usuário digita nas teclas e esses dados vão para serem reconhecidos pelo Software. Existem os periféricos de entrada e saída, por exemplo: Pendrive e modem.

6. Dê 4 exemplos de periféricos.

Mouse, teclado, monitor, caixa de som, webcam, microfone, impressora, scanner, pendrive, HD externo, modem.



Links para estudo, esses requisitos são apenas uma base para o seu aprendizado, seja um especialista nessa área:

História das gerações dos computadores:

4 comentários:

  1. Caros amigos... Quero fazer uma correção para vocês... o pendrive foi citado como periférico de entrada e saída.. quero falar as vocês que ele é de Armazenamento... de entrada e saída pode se dizer sobre o Touch screen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Renato, esse é um assunto de bastante debate... Mas colocar o a porta de entrada do pendrive, a entrada USB, como sendo periferico de entrada e saida e o pendrive como de armazenamento, mesmo ele inicialmente criado apenas para transferencia de dados.

      Valeu pela ajuda, abraço.

      Excluir