Novidades

Explicar I Coríntios 9:24-27

Texto Bíblico
Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só é que recebe o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis.
E todo aquele que luta, exerce domínio próprio em todas as coisas; ora, eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, uma incorruptível.
Pois eu assim corro, não como indeciso; assim combato, não como batendo no ar.
Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à submissão, para que, depois de pregar a outros, eu mesmo não venha a ficar reprovado. I Coríntios 9:24-27

Comentário Bíblico Adventista
Não sabeis? Nos vers. 24-27 Paulo usa das bem conhecidas concorrências atléticas que se celebravam periodicamente na Grécia e no mundo helenístico, para ilustrar o tema que está a tratar: a necessidade de praticar a abnegação para conseguir a salvação de outros.

Nos vers. 26-27 aplica-se a lição a si mesmo. Aqui Paulo faz alusão aos jogos ístmicos ou coríntios, com os quais estavam mais familiarizados os habitantes de Corinto. Esses jogos consistiam em corridas pedestres, concorrência de pugilismo (luta) e lançamento do disco.

Paulo alude a dois: às corridas pedestres (vers. 24-25) e ao pugilismo (vers. 26-27).
Prêmio. Nos jogos só um podia atingir a vitória; no entanto, todos os que participavam estavam dispostos a suportar penalidades e uma severa preparação a fim de aumentar suas possibilidades de conquistar o prêmio. O galardão que se dava ao vencedor era uma coroa de folhas de pino, laurel, oliveira, perejil ou manzano.
Correi de tal maneira. Todos os participantes das corridas gregas se esforçavam ao máximo para ganhar o prêmio. Usavam toda a habilidade e vigor que tinham adquirido como resultado de seu intenso treinamento. Nenhum deles era indiferente ou apático ou descuidado. A todos se oferece a coroa da vida eterna, mas só atingirão o prêmio os que se submetam a um estrito treinamento. Isto significa que o cristão sempre será guiado em palavras, pensamentos e ações pelas elevadas normas da Bíblia, e não se deixará dominar pelos desejos e as inclinações de seu próprio coração; perguntar-se-á a cada passo do caminho: “Que faria Jesus? Este proceder, este plano de trabalho, ou esta classe de recreação, aumentarão minha fortaleza espiritual ou diminui-la-ão?” Recusará qualquer coisa que numa forma ou outra interfira com seu progresso espiritual; caso contrário, não poderá conquistar a vitória (veja Heb. 12: 1-2).

Luta. Gr. agÇnízomai, “lutar”, “contender”, “pugnar”, “esforçar-se”. “Agonizar” deriva de agÇnízomai (veja Luc. 13: 24). Competir pela vitória nos jogos gregos significava mais que efetuar um esforço imperfeito; era lutar desde o princípio até o fim, sem nenhuma trégua.
Abstém-se. Gr. egkrat’uomai, “exercer domínio próprio”. Para ter alguma esperança de vitória, o atleta que competia tinha que dominar seus desejos e apetites, e ainda mais: ser capaz de fazer que seu corpo respondesse imediatamente às ordens de seu pensamento, e vencer a indolência natural e a renuncia a se esforçar, debilidade que com tanta frequência aflige à humanidade. Devia abster-se de tudo o que estimulasse e excitara, e levasse à debilitação, como por exemplo, o vinho, uma vida desenfreada e passional, e as complacências exageradas. Era necessário que exercesse domínio próprio em todas as coisas, não só nas evidentemente daninhas, senão também no uso daquelas que não eram prejudiciais em si mesmas. Devia praticar uma estrita moderação nos alimentos e bebidas, e recusar do toda qualquer coisa que pudesse debilitar seu corpo.
O cristão que se está a esforçar por conquistar o prêmio da vida eterna deve seguir um programa que em alguns aspectos se parece ao dos competidores nos jogos gregos. O que deseja ser tido em estima pelo Senhor no dia final, precisa valor, fé, perseverança, abnegação e laboriosidade; deve esforçar-se como o fazem os atletas que competem pelas honras terrenas, que são passageiros. Na carreira cristã cada competidor que cumpre com os requisitos do treinamento, receberá o prêmio. A vida eterna é inteiramente um presente de Deus, mas ser-lhe-á dada só aos que a procuram e se esforçam com toda sua energia para atingi-la.

13 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Vc conseguiu o significado Victoria?

      Excluir
    2. Vc conseguiu o significado Victoria?

      Excluir
    3. Vc conseguiu o significado Victoria?

      Excluir
  4. Genteeee pelo amor é só ler e interpretar, Vocês precisam lêr, entender explicar com as suas próprias palavras, eles já deram uma super ajuda, ou vocês querem tudo mastigado também?! fala sério né kkk

    ResponderExcluir
  5. A PAZ DO SENHOR JESUS A TODOS, FOI UMA ÓTIMA EXPLICAÇÃO, MEUS PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir