Novidades

Especialidade - Liderança Juvenil



1. Ser um Líder

2. Ler dois livros sobre desenvolvimento dos adolescentes, ou sobre liderança.
Há muitos livros cristãos que falam sobre a liderança na adolescência, o Espírito de Profecia é representado pelo livro Educação, Mensagem aos Jovens e Conselhos aos Professores,
Pais e Estudantes. O livro Treinamento Básico para Diretoria, de capa verde, bem como o novo Manual dos Desbravadores disponíveis na Associação e produzidos pela divisão, trazem muita informação boa sobre estes dois assuntos. Outros livros também falam bem sobre o assunto. Escolha dois desses ou outros relacionados ao tema exigido que sejam do seu agrado e bom aprendizado.

3. Trabalhar num dos departamentos a seguir durante um ano:
a. Diretor JA ou diretor associado
b. Diretor da Escola Sabatina dos Primários, Juvenis, Adolescentes ou Jovens
c. Membro ativo da equipe de um Clube de Desbravadores

4. Preparar um grupo de Desbravadores para a investidura durante o ano atual, e ajudar na realização da cerimônia de um bom líder jovem.
Item Prático

5. Conhecer pelo menos 10 qualidades de um bom líder jovem.
Atencioso, paciente, disciplinado, espirituoso, cristão, que saiba ouvir conselhos, cumpra o que promete, delegue funções, ame seus comandados, saiba corrigir quando necessário, saiba assumir e contornar seus erros, seja dedicado, etc.

7. Conhecer os princípios para ministrar adequadamente a disciplina aos
juvenis/jovens. Aprender as seguintes áreas de disciplina:
a. disciplina interna
b. disciplina externa
c. dez maneiras de prevenir a necessidade de uma disciplina externa
d. cinco tipos de procedimentos disciplinantes

6. Saber a diferença entre os juvenis (10-12 anos) e adolescentes (13-15 anos)
nas seguintes áreas:

Juvenis (10-12 anos)
  1. Física – Este é o período mais saudável da vida. O corpo e a mente estão bem equilibrados para a coordenação, jogos, marchas e outras tarefas são prontamente aprendidos. A criança tem um desejo de exercitar seus pulmões, por isso as atividades convencionais e confinadas numa sala se tornam muito limitadas para suas atividades expansivas.
  2. Emocional – Uma idade de muita declaração aos pais, e dependência também, sua felicidade é conquistada facilmente, se espelha em grandes heróis, o interesse ao sexo oposto é mínimo.
  3. Mental – Essa é a idade dourada da memoria, aprendem rápido e podem memorizar com facilidade. Os pré-adolescentes são espertos e estão ansiosos por investigar e aprender. Gostam de historias e      normalmente cultivam o habito da leitura. A duração de sua atenção ainda é pequena e prontamente ficam enfadas com a programação com pouca atividade.
  4. Espiritual – Essa é uma idade de um vivido interesse pelas coisas espirituais e no trabalho da igreja, a criança dessa idade gosta de atividades de testemunho e de usar distintivos, faixas, etc.
A qualidade de credulidade facilita a instrução sobre a religião e amoram, para esse grupo. Esta é a idade “pico” para batismo (12 anos).
Adolescentes (13-15 anos)
  1. Física – A saúde é excelente, inferior apenas ao período da pré-adolescência. O crescimento físico é muito rápido, acompanhado por grande apetite. O desenvolvimento muscular e da coordenação não acompanha o mesmo ritmo do crescimento da estrutura óssea, causando certa tendência a aparentarem falta de graça e atitudes desajeitadas. Os órgãos sexuais se desenvolvem, ocasionando grandes mudanças biológicas. Os novos hormônios que desenvolvem os intestinos sexuais influenciam o comportamento. As meninas são em media mais alta que os meninos aos 12 ou 13 anos, aos 16 anos elas são geralmente 5 cm mais baixas que eles.
  2. Emocional – Uma idade bastante confusa, não apenas pelo abalo que os hormônios proporcionam, mas também, porque buscam a aceitação dos outros grupos com sua idade, o adolescente normalmente é inseguro, e se sente importante e feliz em um grupo que seja como ele. Por estar em plena mudança corporal, geralmente tem baixa estima, que vai ser melhorada perto do final da adolescência.
  3. Mental – O jovem esta alerta, mas sujeito a períodos de devaneios ou “sonhar acordado”. Aprende com muita rapidez e começa a se interessar por áreas mais especificas.
  4. Espiritual – O interesse pelos temas espirituais diminui nessa faixa etária, mas os jovens são influenciados pelas atitudes do grupo a que pertencem. Os 13 anos são a idade em que o segundo maior grupo de jovens é batizado na igreja. Há uma tendência menor de demonstrar sentimentos nas questões ou convicções espirituais.
Fonte: (Gustavo N. Reis – João Zielack - 3ªRegião - ACSR – USB)

Para baixar clique aqui!

Nenhum comentário