Novidades

Especialidade - Excursionismo Pedestre


1. Explicar e demonstrar os pontos mais importantes de uma boa caminhada, tais como a passada apropriada, velocidade, momentos de descanso e regras de bom comportamento no contato com a natureza.


01 - Conhecer muito bem seus desbravadores, com cuidado porque no meio do caminho não é hora de descobrir que eles não irão respeitar as regras;

02 - Andar sempre em fila Indiana (1 atrás do outro);

03 - Em estrada andar sempre na contra mão;

04 - Se for andar a noite, lembrar de usar sempre roupas claras, de fácil visibilidade para os automóveis;

05 - É sempre bom usar 2 pares de meias ajuda a dar mais firmeza e conforto aos pés e evita calos;

06 - Na caminhada não é momento de estrear o tenis, que são mais propícios a fazer calor, o mais surradinho é melhor. não usar tenis de sola baixa ex.: all star, tenis de futsal;

07 - Sempre bom que vá 01 líder na frente 01 no meio e 01 la no final para cuidar dos demais;

08 - Não sair sem que TODOS tenham as devidas autorizações assinadas pelos país;

09 - Caso tenha sol - protetor solar neles;

10 -  Bonés ou algo para proteger a cabeça.

11 - A cada 30 minutos andado parar uns 05 para descanso e re-hidratação. se for uma distancia longa.


2. Explicar a importância dos cuidados com os pés, em relação à limpeza, cuidados das unhas, meias, escolha de calçado e primeiros socorros para bolhas em estado inicial.


Cuidados com os pés: Os pés, devido a se encontrarem expostos à umidade do solo, da lama, dos rios e banhados e mesmo da própria transpiração, devem receber cuidados especiais, a fim de prevenir doenças comuns que, no entanto podem vir a ter consequências graves.

Calçados e meias: Os calçados devem ser bem ajustados, nem muito justos nem muito folgados, de preferência que seja um tênis bem confortável e que seja de uso constante. Convém manter sempre seco um par de calçados para muda. As meias precisam ser trocadas e lavadas diariamente. Deve-se também ter sempre à mão um par de meias secas para muda. É importante que as meias sejam de tamanho adequado, evitando-se assim que prendem a circulação no caso de serem muito justas, ou que fiquem com dobras, se forem muito folgadas.

Limpeza dos pés: Lavar e enxaguar completamente os pés principalmente entre os dedos, diariamente. Para diminuir os efeitos da transpiração, é aconselhável a utilização de pó antisséptico. Na impossibilidade de lavá-los diariamente, os pés devem ser descalçados e massageados para estimular a circulação. Se estiverem molhados deve ser secos, utilizando uma roupa de baixo usada e em seguida e em seguida deve-se trocar as meias por outras secas e limpas.

Bolhas: Prevenção: Evitar os tênis novos, pois ainda não se modelaram ao formato do seu pé. Manter os pés sempre secos. Dependendo da temperatura, usar dois pares de meias. Tratamento: use uma agulha esterilizada para furar a bolha (Apenas o suficiente para eliminar a água). Esterilize o local e aplique uma bandagem.


3. Fazer uma lista do vestuário apropriado para uma caminhada em clima frio e em clima quente.


Vestuário quente:
- 2 camisas
- 1 bermudas
- 1 parte de tênis e meia
- roupa intima
- boné

Vestuário frio:
- 1 camisa meia manga
- 1 camisa manga cumprida
- 1 calça
- 1 casaco
- 1 parte de tênis e 2 de meias
- roupa intima


4. Fazer uma lista do equipamento necessário para uma caminhada de um dia em uma região silvestre ou rural, e para uma caminhada curta.

Roupas leves e confortáveis como, por exemplo, calças de ginástica, camisetas, shorts/bermudas, moletom para dias frios, (tecidos que favoreçam a transpiração, como algodão).
Mochila apropriada para caminhadas de tamanho suficiente para a atividade, bíblia, caderno e caneta, 1 muda de roupa, Toalha pequena, Cantil, 2 metros de lona plástica, Protetor Solar, Repelente p/ insetos, Boné ou chapéu, Capa de chuva, Documentos, fósforos, roupa de banho, colchonete, lençol, sacos para lixo, luva, tênis usado, lanterna.

5. Listar cinco regras de segurança e bom comportamento que devem ser observadas em caminhadas por trilhas, ou ao longo de estradas.


Obedecer ao líder. Obediência salva vidas, normalmente o líder conhece o percurso a ser feito, e toma as decisões corretas para preservar a segurança do grupo. Segundo o ditado “obedeça o líder pois ele sabe o que faz até que se prove o contrário”.
Não se afastar do grupo. Se afastar do grupo pode causar transtornos muito comuns neste caso como: se perder, cair de uma ribanceira, ser mordido por animais peçonhentos ou insetos venenosos. Quando precisar se afastar do grupo comunique ao “serra-fila”, e ele tomará as providências necessárias.

Andar sempre atento. É sempre muito bom andar atento, pois assim pode contemplar as maravilhas da natureza e evitar acidentes.

Levar sempre maleta de primeiros socorros

Organização e boa vontade.

6. Explicar a importância de beber água, e relacionar três sinais observáveis em água contaminada.

É fácil reconhecer os sinais de uma água contaminada, água parada ou com forte odor ou ainda com alteração de cor, são sinais de contaminação na agua.
Nosso corpo é constituído de cerca de 60 a 70% de água. Nosso sangue, músculos, pulmões e cérebro contém bastante água. Beber bastante líquido é vital para a nossa saúde. Além disso, a falta de água em nosso corpo pode causar: Cansaço, cãibras musculares, ressecamento da pele. A água apenas vai beneficial a sua caminhada, quando ingerida moderadamente.

7. Explicar a importância de comer adequadamente durante uma caminhada.

A alimentação recomendada para levar num acampamento ou caminhada se baseia em alimentos com pouco teor de água e rica em energia. Lanche durante uma caminhada: uma barra de chocolate ou um sanduíche, um pouco de água ou bebida energética, ou uma fruta. Alimentar-se durante a caminhada é importante, apenas para repor as energias, não precisa ser um alimento para passar a fome, apenas para fornecer mais energia, uma alimentação mais completa deve ser feita após a caminha.

8. Descrever as roupas e calçados apropriados para uma caminhada com tempo quente e frio.

Calçados e meias: Procurar sempre os mais confortáveis com o seu pé, sempre levar meias, pois assim como os pés suam o ideal é seca-los e trocar as meias.
Caminhada tempo quente: Sempre roupas confortáveis, que não tirem o movimento do corpo, bermudas leves, camisas meia manga e boné.
Caminhada tempo frio: Um excursionista não pode “se encher” com roupa, qualquer coisa que atrapalhe o andamento da caminha deve ser revisto ideal usar roupas de mangas cumpridas, pois o corpo em movimento tende sempre a se esquentar, o importante é ter alguma roupa (quente) auxiliar, em local de fácil acesso, para o caso das paradas e descansos.
Tomar bastante cuidado com os pés, a maioria das pessoas tem frio originários dos pés gelados, pois estes estão sempre em contato com solo frio e úmido, procurar manter sempre aquecidos e secos, para facilitar que o corpo se esquente mais rápido.
Caminhas com tempos muitos rigorosos não são indicadas.

9. Apresentar um plano por escrito para uma caminhada de dezesseis quilômetros, incluindo: rota demonstrada no mapa, lista de roupas apropriadas, lista de equipamentos, e quantidade de água e/ou comida.
 Item prático

10. Usar um mapa topográfico ou rodoviário no planejamento de uma das caminhadas do item 11.
Item prático

11. Completar as seguintes caminhadas:
a. Caminhada rural ou urbana de 8 quilômetros
b. Caminhada de 8 quilômetros em trilha de região silvestres/agreste
c. Duas caminhadas de um dia inteiro (16 quilômetros cada) em rotas diferentes
d. Caminhada de 24 quilômetros em trilha de região silvestre/agreste
e. No máximo um mês após cada caminhada, apresentar um breve relatório, com datas, rotas, condições climáticas, e quaisquer coisas interessantes que tenha observado.
  
Dicas:
Auto-horários equivalem ao tempo de descanso e caminhada. Deve durar uma hora sendo 50 min andando e 10 min em descanso. O homem anda 4 km por auto-horário, podendo assim determinar a distância que já andou ou o tempo que durará o percurso.
Batedor de vanguarda vai à frente do grupo, é o responsável pela segurança do grupo, por verificar o caminho/trilha a ser seguida. Além disso, quando a caminhada é em estradas ele deve carregar uma lanterna com luz vermelha a noite e bandeira vermelha durante o dia.
Batedor de retaguarda vai atrás do grupo é o responsável pela segurança do grupo, avisando dos perigos que vêm de trás e acompanhar os atrasados. Além disso, quando a caminhada é em estradas ele deve carregar uma lanterna com luz vermelha a noite e bandeira vermelha durante o dia.
Guia/líder é aquele que conhece a trilha e dá as orientações ao grupo.
Serra-fila responsável por manter a ordem na fila, não permitindo “buracos” e informar ao guia/líder sobre pessoas com condição física deficiente.


Fonte: (Gustavo N. Reis – João Zielack - 3ªRegião - ACSR – USB)

Para baixar clique aqui!


2 comentários: