Novidades

Tipos de cantis e cuidados necessários


cantil_militar
Por Átila Santos
Manter-se hidratado é muito importante em uma caminhada, especialmente se for um dia de muito sol. Justamente por isso, um equipamento que não pode nunca faltar em uma mochila é o cantil.
Seja do mais simples, ao mais elaborado, o importante é que ele vai garantir que não falte água durante o passeio.
Quando começamos a sentir sede, nosso equilíbrio hídrico (água) e eletrolítico (sódio e potássio) já foi afetado. Portanto uma regra simples é beber pequenos goles, cerca de 200 ml, a cada 40 minutos, antes que a sede apareça.
Vários são os modelos de cantis disponíveis no mercado, desde os mais tradicionais (tipo “militar”) aos modernos cantis flexíveis. Aliás, estes estão sendo cada dia mais utilizados por ciclistas, escaladores ou caminhantes por um simples fato: possibilita a hidratação sem precisar parar a atividade ou abrir a mochila. Feitos geralmente em material plástico, possuem uma mangueira que sai da mochila e leva a água até a boca da pessoa.
Várias mochilas já vêm com compartimento especial para colocar cantis de hidratação. A Trilhas & Rumos e outras empresas como a Nautika possuem vários modelos de mochilas que permitem o uso de cantil flexível.



cantil_hidrat
Mas fique atento:
Conheça alguns modelos de cantis e escolha o que melhor lhe atenda no seu tipo de atividade.

Cantil F
lexivel – Feito em PVC, tem capacidade para 2 litros. Uma entrada de água independente e localizada na parte superior facilita na hora de enchê-lo, mesmo dentro da mochila e em posição vertical. A saída é feita por uma mangueira que, conectada ao cantil, chega até a boca do usuário e permite que ele beba mesmo em movimento. Adaptável a diversos de nossos modelos de mochilas.


cantil_espanhol

Cantil Espanhol Feito em couro natural, possui revestimento interno em polietileno. Funciona como uma moringa: ao ser molhado o exterior, a evaporação da água refresca o líquido contido em seu interior. Vem com alça trançada para transporte. Recomenda-se sua utilização para apenas um tipo de produto (alcoólico, adoçado ou água) pois com o tempo os aromas podem se fixar. Tem capacidade para 1 litro de água.


cantil Camelo com capa


Cantil Camelo – O modelo mais tradicional de cantil existente, é feito em polietileno e não amassa nem enferruja, sendo padrão de várias forças armadas no mundo. Tem capacidade para 900 ml. A capa térmica ajuda a manter a temperatura do líquido.


cantil_nautika_01



Cantil redondo – Feito em plástico PP inodoro, revestido com folha de aço galvanizado e manta de poliéster. Tem capacidade para 1,9 litros.
Essas são algumas dicas de cantis exitentes, procure o melhor para suas atividades e se hidrate bastante.


Mas como limpar seu cantil? 
 Para afastar microorganismos indesejáveis de seu cantil, seja ele de modelo mais tradicional ou um moderno cantil flexível, é fundamental ter cuidado com a limpeza e manutenção deste equipamento, um dos mais úteis e utilizados acessórios para atividades ao ar livre. Uma primeira regra é básica: após qualquer atividade, sempre limpe seu cantil, não o guarde com resto de água ou molhado.
 
Recomendamos o uso apenas de água e de escova, sempre lembrando de limpar com mais atenção a boca ou rosca da abertura. Para os modelos de cantis mais tradicionais, estilo camelo ou de garrafa (squeeze), pode ser utilizada uma escova de limpar mamadeira de bebê para a limpeza interna. É indicado, também, utilizar um pouco de água sanitária diluída, lavando bem em água corrente após este procedimento, ou usar uma pastilha de clorin 1 diluída em um litro de água ou, ainda, hydrosteril, na proporção recomendada pelo fabricante.
Para a higiene do tubo do cantil hidrat, especificamente, parte de mais difícil limpeza, primeiro proceda da mesma forma como descrita acima. depois, use um barbante com um chumaço de algodão amarrado em uma das pontas. Procure passar o barbante pelo tubo amarrando algum item pequeno, mas que tenha peso na ponta, ou deixe a água correr pelo tubo carregando o fio. Efetue a limpeza passando o barbante com o chumaço de algodão por dentro do tubo.
Para secar seu cantil, coloque-o de cabeça para baixo num escorredor (se for de garrafa e você estiver em casa) ou pendurado à sombra e em local ventilado, com a tampa aberta. Se o seu cantil for o hidrat, procure descolar as duas faces de vez em quando. Lembramos que o cantil hidrat é recomendado apenas para uso com água e não para outros tipos de bebida.
Algumas dicas podem ser úteis para o caso de emergências. Se você colocou uma bebida diferente em seu cantil (nunca no cantil hidrat) e o gosto ficou impregnado, lave-o com água quente e sal. Se você está acampando por vários dias e não está com uma escova para fazer a limpeza adequada de seu cantil, você pode usar arroz! Isso mesmo, pode ser um paliativo para limpar qualquer tipo de cantil ou garrafa térmica. Basta colocar uma colher grande de arroz cru dentro do cantil, um pouco de água (só para umedecer) e agitar bem, de forma que ele percorra toda a superfície interna. Depois enxágüe com muita água corrente. Neste caso, só não use água quente porque senão vai virar uma papa...

Essas são algumas dicas de cantis exitentes, procure o melhor para suas atividades e se hidrate bastante.

Nenhum comentário