Novidades

Especialidade de Rochas e Minerais

Conteúdo até 03/06/2012.
Definição de rochas e minerais.
Conceito - Mineral é um sólido natural, inorgânico, homogêneo, de composição química definida, com estrutura cristalina.
Rocha é um agregado natural de minerais (geralmente dois ou mais), em proporções definidas e que ocorre em uma extensão considerável. Esses conceitos admitem várias exceções, mas não será visto aqui.

Tipos de Rochas
Rocha Magmática - formam-se por resfriamentos e cristalização do material rochoso em estado de fusão e alta temperatura e pressão são tão grandes que fundem as rochas sólidas. Ex: pedra pome, granito, basalto.

Rochas Sedimentares - formadas por acumulo de sedimentos em meio aquático ou em ambiente terrestre. Isto consiste em areia solta, seixos restos de animais e plantas. A pressão das camadas superior promove o endurecimento do material acumulado constituindo umas rochas. Ex: calcário, arenito, gipsita, sal gema (halita).

Rochas Metamórficas - são as que mudaram de aparência ou composição por causa do calor, da pressão e das reações químicas ocorridas sobre a superfície terrestre. Ex: Mármore, quartzo, ardósia e argila.

Escala de Mohs
É um teste de dureza, em homenagem a Friederich Mohs, mineralogista alemão, importante na identificação dos minerais. É baseada em dez valores. Inicia-se com Talco (1), Gipsita (2), Calcita (3), Fluorita (4), Apatita (5), Ortoclásio (6), Quartzo (7), Topázio (8), Corindo (9) e termina com o Diamante (10).

Utilidades das rochas e minerais
Rochas
1. Sílex – raspadeiras e facas
2. Basalto - calçamento
3. Arenito – construção
4. Ardósia – decoração

Minerais
1. Carvão – produz fogo
2. Alumínio – cozinha ao ar livre
3. Ouro – adorno e decoração
4. Mercúrio – termômetros

Conteúdo para próximo encontro 10/06/2012.
Definição de clivagem, gravidade específica, lustro, cor do traço, textura e cristal.
Clivagem – é a propriedade que possuem certos minerais de se fenderem com mais facilidade de acordo com determinadas direções ou plano.
Gravidade específica – definida como a proporção do peso de uma substância em relação ao peso de um volume equivalente de água.
Lustro – cada mineral apresenta o seu tipo característico de brilho, ou seja, como reflete a luz. Ex: o brilho adamantino é o do diamante. O quartzo tem o brilho vítreo, isto e, reflete a luz como o vidro.
Cor do traço – cada mineral tem a sua cor específica, que caracteriza ela quando encontrada na natureza.
Textura – aspecto estrutural de uma rocha.
Cristal – minerais sólidos de superfície plana e formato regular.

Como identificar rochas e minerais:
Morfologia – as belas formas geométricas dos cristais caracterizam os minerais, não as rochas. Estas costumam mostrar-se maciças ou em camadas.
Brilho - as rochas não costumam ser brilhantes, os minerais sim. Brilho metálico ou semelhante ao de vidro são típicos de minerais. As exceções existem, mas é válida a generalização.
Transparência – as rocha são opacas; transparência se vê é em minerais (mas não em todos !).
Densidade – os minerais metálicos costumam ser bem mais densos que as rochas.
Volume - se o material forma massas grandes, de vários metros cúbicos, provavelmente é uma rocha. O material que forma um morro é rocha, não mineral. Os grãos de areia são fragmentos de minerais, não de rocha.
Nomes – Para terminar, lembre que os nomes de rochas costumam ter a terminação -ito (granito, arenito, siltito, argilito, andesito, riolito, quartzito, etc.), mas há muitas exceções (mármore, basalto, xisto, folhelho, conglomerado, etc.). Observe que os nomes citados são todos masculinos, mas há algumas poucas exceções, como ardósia.
Os nomes de minerais costumam ter a terminação -ita ou -lita (pirita, calcita, cassiterita, crisólita, marcassita, fluorita, sodalita, calcopirita, hematita, malaquita, alexandrita, etc.), mas muitos dos nomes mais antigos fogem à regra: galena, opala, granada, esmeralda, ágata, safira, turmalina, etc. Ao contrário dos nomes de rochas, os de minerais costumam ser femininos, mas também aqui há, entre os mais antigos, muitas exceções: topázio, quartzo, diamante, feldspato, rubi, ônix, jaspe, talco, olho-de-tigre, etc.

2 comentários: