Novidades

Cozinha de Acampamento!

Maranata Clube João Zielack!!
Cozinha de acampamento nem sempre é o sonho de todos desbravadores, muitas vezes acaba sendo o terror do acampamento, tem vezes que não se consegue comer nem um bom arroz ou uma boa massa de acampamento, mas claro que isso é perfeitamente possivel de se fazer!!

cozinha_06Infelizmente vários clubes estão perdendo o encanto de cozinhas no chão, fazer sua fogueira por unidades, preparar seu próprio alimento, e se alimentar com a refeição que o próprio desbravador conseguiu preparar, tudo isso vem sendo substituído por cozinhas únicas, com cozinheiros, fogões e geladeiras... 

Mas claro que é essa não é uma realidade do Clube João Zielack, nunca perderemos a oportunidade de aprender as praticas da comida campeira, do fogo de chão, do trabalho em equipe, pois sabemos que os desbravadores apreciam e muito a trabalho de fazer uma boa refeição e com certeza o sabor fica muito melhor sabendo que deu trabalho para prepara-lo.

Pensando nisso que pedimos para dos Clube de Desbravadores, que incentivem suas Unidades a preparar suas próprias refeições e vamos deixar essa cozinha unica para nossos camporis, onde falta tempo para as atividades!! 

200px-Pao_de_cacadorSabendo que muitos clubes tem dificuldades em conseguir idéias de bons cardápios, acabando a fazer sempre as mesmas coisas, pesquisei e consegui um bom Manual de Cozinha de Acampamento Escoteiro (para os desbravadores será necessário algumas adaptações), que é uma ótima para você começar a fomentar as cozinhas de unidade.

Segue fotos do ultimo acampamento JZ, onde foi possível improvisar um forno de acampamento, muito simples e fácil de fazer. Material: uma lata de tinta grande quadrada e boa vontade.

Preparo do forno: neste caso usamos a lata escorada em um "barranco", e apoiada em pedras, o importante é deixar o menos possível de metal aparecendo, para perder o menos de calor possível, cobrimos com pedras e terra, a fogueira é fica do lado da estrutura de apoio. Espere aquecer um pouco a forno para então colocar o alimento para assar.


Diretor iniciando o fogo.

 Desbravador Daniel, ajudou no preparo do forno.

 Forno pronto e com um pão assando. 

Resultado.

Trabalhe a criatividade de seus juvenis e jovens!!
Boa prática!!

Para baixar o manual, clique aqui.

--Por Gustavo Reis

Um comentário:

  1. Parabéns!!! continuem fazendo esse clube maravilhoso crescer!!! Minha filhota precisará de bons líderes no futuro!!! Maranata! Cris

    ResponderExcluir